As decorações da época natalícia procuram evocar a alegria e o aconchego que a estação traz para dentro de casa. É tempo de se reunir com a família e partilhar amor, conversas e brincadeiras. Se é fã desta quadra e é ao mesmo tempo um ávido decorador, continue a ler e descobrirá as melhores dicas que temos para si de decoração de árvore de Natal.

Descrição da imagem: decoração de árvore de Natal numa sala de estar com sofá curvo e lareira

 

1) A Árvore

Muitas pessoas gostam de manter a tradição ao comprar uma árvore natural todos os anos. Ainda que tenha algumas vantagens, tais como reviver memórias, não consideramos ser a melhor opção. As árvores de Natal naturais requerem manutenção e limpeza com elevada frequência e são más para quem ter alergias. Assim, o nosso conselho é que opte antes por investir numa boa árvore artificial que durará por muitos e muitos anos. Será melhor para a sua carteira, para o ambiente e vai parecer mais bonita.

 

2) Tema da decoração

Antes de começar com a decoração propriamente dita, tem de escolher um tema. Pode ficar pelo tradicional com as habituais cores de Natal como o vermelho, verde e dourado ou, então, escolher por opções mais arrojadas ou até mais suaves. Algo que é essencial ter em consideração na decoração de árvore de Natal e na escolha do seu tema é a decoração que já tem no espaço. A decoração conta uma história através das cores e materiais e deve ter isso em conta de modo a manter tudo harmonioso.

 

3) Luzes: as primeiras da fila!

Depois de ter a árvore montada, o primeiro passo é pendurar as luzes. Os fios das luzes são normalmente verdes, mas agora é possível encontrá-los noutras cores, o que é excelente se tiver uma árvore de uma outra cor que não verde e, assim, o fio matem-se escondido. Comece pela base do tronco e continue até ao topo, enrolando luzes à volta dos ramos maiores, indo do tronco para a ponta do ramo e de volta. Pode também utilizar diferentes conjuntos de luzes com cores diferentes, como um multicolorido e um branco, e manter o equilíbrio. Não há nada melhor do que experimentar e ver qual resultado gosta mais.

 

4) Fitas e Grinaldas

As fitas e as grinaldas são um clássico da decoração de árvore de Natal! Contudo, algumas pessoas preferem não as usar se o que pretenderem for um resultado mais natural. De qualquer modo, o nosso conselho é que se gosta de uma árvore clássica e cheia, estes itens são obrigatórios.

Para as grinaldas, comece pelo topo da árvore, e aumente lentamente a quantidade de grinalda entre cada camada à medida que desce pelos ramos. Pode também usar mais do que um tipo de grinalda, desde uma mais simples até uma com adornos.

As fitas são ótimas para dar estilo à sua árvore de Natal. Recomendamos colocá-las em camadas e não usar mais do que dois tipos para não ficar com aspeto confuso e ruidoso. Uma grande dica que também lhe podemos dar é que quando estiver a escolher as fitas procure por soluções que tenham arame nas extremidades pois assim conseguirá moldá-las mais facilmente.

 

5) Enfeites

E agora vamos para a parte final e também a mais divertida – enfeites! Até aqueles que gostam de árvores naturais e minimalistas devem optar por alguns enfeites que confiram conforto ao espaço.

Existem diferentes tipos de enfeites pelos quais pode optar numa decoração de árvore de Natal, mas estão aqui algumas informações básicas que deve ficar a saber:

  • Posicione os seus favoritos em primeiro lugar;
  • Disponha os enfeites com espaços similares entre eles à volta da árvore;
  • Deve conseguir criar um equilíbrio entre os diferentes tamanhos dos enfeites, para isso, intercale-os;
  • Não coloque os enfeites apenas nas pontas dos ramos. Pô-los mais perto do tronco irá trazer profundidade e refletir as luzes.

Descrição da imagem: decoração de árvore de Natal numa sala de estar com o clássico vermelho e verde

Bolas

Este é, muito provavelmente, o mais famoso dos enfeites. Tenha a certeza que se mantém fiel ao seu tema e paleta de cores. Opte for bolas de diferentes tamanhos para criar um esquema harmonioso e posicione as maiores mais perto do tronco.

Natureza

Elementos naturais como pinhas, azevinho, visco, teixo, heras e estrelas de natal são excelentes como apontamentos subtis para completar a sua árvore. Com eles vai enaltecer a decoração sem a sobrecarregar.

Topo da árvore

Este enfeite pode ser a peça uau da sua árvore. O enfeite certo é como a cereja no topo do bolo. Escolha um que se enquadre no tema e que respeite as proporções da árvore, e não se esqueça da altura do seu teto.

Outros

Artesanais e tradicionais, estes enfeites são também uma possibilidade. Dependendo daquilo de que é fã pode escolher por personagens de animação, pequenas casas de madeira, etc.

 

6) A Base

Por último, a base da árvore é de grande importância! Normalmente, esta é parte onde se encontra mais dificuldades, pois ninguém quer mostrar a base. Existem, atualmente, diferentes opções para esta parte da decoração como saias de tecido, vime e outros materiais e ainda presentes de Natal falsos. Sim, pode pegar em caixas vazias, embrulhá-las no seu papel favorito, pôr um laço, e esconder a base da árvore ao mesmo tempo que aumenta o espírito natalício na sua casa.

 

Por fim, afaste-se da árvore e observe-a de todos os ângulos. Se em algum sítio estiver desequilibrada faça alterações até que fique satisfeito com o resultado final.

As árvores de Natal são normalmente colocadas em espaços de convívio, como salas de estar, onde gargalhas e memórias são partilhadas. Certifique-se que na sua decoração de árvore de Natal conseguiu uma atmosfera confortável e convidativa.

Mantenha-se a par de todas as nossas dicas e novidades! Subscreva a newsletter no formulário do rodapé abaixo.