E é assim num pequeno sopro que 2022 está quase a terminar. Mas a boa notícia é que podemos começar a sentir o entusiasmo da chegada das tendências de decoração para 2023.
Muita coisa mudou nestes últimos três anos, e definitivamente aprendemos que algumas coisas precisam de ficar nas nossas vidas, mas outras certamente serão abandonadas.
Todos vivemos o ‘’novo normal’’ e muitos de nós aderimos ao hábito de continuar a passar cada vez mais tempo nas nossas casas. Por essa razão, mudar a nossa casa já não se resume à escolha de mobiliário, à decoração ou aos acabamentos; existe, cada vez mais, a preocupação de tornar o nosso lar num espaço de meditação, descanso, mindfulness, conforto e recuperação para o nosso dia a dia.
Está a mudar de casa, a renovar ou apenas a considerar algumas mudanças para melhorar a sua casa para 2023? Então não perca estas tendências que terá que deixar em 2022 e adotar em 2023.
Tendência a manter – Paredes Arrojadas
Tendência para Abandonar – Minimalismo e Macramé
Esta nova forma de abordar a decoração das paredes é sem dúvida o resultado das mudanças de forma de vida pós-pandemia.
Começámos a passar mais tempo em casa e muitos de nós começou também a trabalhar em casa. Por essa razão, ter uma parede decorada de uma forma original, fará a nossa mente viajar pela imaginação e melhor ainda: temos uma parede interessante e irreverente para falar nas reuniões de home office.
Procure combinações estéticas entre cores e estilos, evite sempre tornar o ambiente aborrecido com apenas uma cor ou um estilo demasiado minimalista. Uma ótima sugestão é conseguir coordenar o mesmo padrão ou cor do sofá, almofadas, cortinas, tapetes, com um papel de parede arrojado, ou com quadros e ilustrações interessantes.
Crédito: Cerruti & Draime; Elle Decor
Tendência a manter – Cadeiras e Sofás excêntricos
Tendência para a Abandonar – Mobiliário tradicional e minimalista
À semelhança da tendência anterior, mobiliário como sofás e cadeiras mais excêntricas também são uma tendência digna de nota para 2023.
Sofás, chaise lounges e poltronas são uma ótima forma de relaxar depois de um longo dia. Então, porque não escolher um sofá que vá para além do conforto, e que represente também a sua personalidade para lhe trazer um pouco mais de alegria enquanto recarrega as suas energias?
Crédito: Jetclass
Tendência a manter – Formas redondas
Tendência para abandonar – Formas rígidas e aborrecidas
Peças curvas, redondas e com formas orgânicas, surgem significativamente este ano e irão, sem dúvida, permanecer em 2023.
Mesas redondas, mobiliário abstrato e toda a arquitetura renascentista são apenas algumas das formas como os designers assumiram esta estética para a decoração de interiores. Quer trazer mais personalidade à sua casa de forma mais orgânica? Então esta tendência é para si.
Crédito: Jetclass
Tendência para manter os Tons Anti-Neutros
Tendência para abandonar – Tons delicados
A era da parede branca e dos tons delicados atingiu a sua data de expiração em 2022, onde começámos a escolher para 2023 tons que se assemelham a joias como o exemplo do verde-esmeralda.
Uma das formas mais populares de interpretar esta tendência para aqueles que não têm medo de seguir um caminho mais dramático é usar um jogo de dois tons e cores contrastantes para criar um efeito visual marcante.
É unânime que não é a tonalidade escolhida com o maior papel; foque-se na enfatização de variantes suaves e procure tonalidades inesperadas como o verde pêra e o castanho caramelo.
Crédito: Jetclass
Tendência a manter – Foco no Bem-estar
Tendência para abandonar – Cópias de looks do Instagram
Embora as redes sociais sejam um excelente canal de inspiração para o design de interiores e para a moda, existe cada vez mais a tendência de duplicar o que se vê nas redes sociais, sem que sejam introduzidos personalidade e gosto pessoal.
Em 2023 deixaremos de fazer o que os outros nos dizem e focaremos no nosso bem-estar e gosto pessoal.
Ambiente criado pelo arquiteto Nildo José na Casa Cor 2021, com o tema A Casa Original. (Foto: Divulgação)
A decoração que escolhemos para a nossa casa pode fazer toda a diferença para o seu interior. Conseguir ter movimentos fluidos livres é essencial para uma atmosfera positiva.
Já sabemos — Menos é mais! Traduza este conselho em minimalismo mas no essencial.
O design que pensa no bem-estar ajuda-nos a abrandar o ritmo do dia a dia e cria uma sensação de mindfulness no nosso lar para que fora dele o único foco seja apenas atingir o nosso maior potencial.
Gostou das tendências de decoração de interiores que se vão manter no próximo ano? Então fique atento às novas tendências que vamos trazer para si!