1) Crie flow

Os espaços pequenos normalmente refletem a sensação de movimentos presos, como que se não fosse fácil compreender por onde devemos caminhar para irmos de um ponto ao outro. Crie um trajeto natural, fácil e desimpedido, fazendo uso do desenho do chão, por exemplo. Este último ponto é particularmente importante para tornar o espaço maior – retire adereços desnecessários e que ocupem demasiado espaço. Uma casa arrumada parecerá logo maior.

 

2) Equilibre o esquema de cores com tons neutros

Sabemos bem que as cores quentes e garridas nos dão a sensação de conforto. Contudo, estas podem tornar o espaço demasiado pesado em áreas diminutas. Por outro lado, as cores mais claras e neutras são especialistas em tornar os espaços arejados e maiores. Faça uso da técnica do tom-sobre-tom e use tons terra para criar o conforto tão desejado no espaço! Se mesmo assim gosta de dar uns apontamentos de cor, faça-o através de elementos decorativos de pequenas dimensões.

Descrição da imagem: Sala de estar em tons neutros, com sofá em formato L para tornar o espaço maior.

 

3) Coordene as cores das paredes e chão com o mobiliário

Já percebemos que para criar espaços mais leves e arejados, devemos manter-nos nos tons mais claros e neutros. Ao mesmo tempo, se criarmos grandes contrastes de cor, especialmente em peças de grandes dimensões, vamos sobrecarregar o espaço. Por isso, escolha peças de mobiliário que vão ao encontro das cores que tem nas paredes ou no chão, para que estas, visualmente, quase que se fundam com a estrutura do espaço.

Descrição da imagem: Aparador lacado em cor a combinar com a parede e chão para tornar o espaço maior.

 

4) Crie ilusão

Ser ilusionista faz parte do trabalho de um designer de interiores. De certa forma, sabemos que fazem magia com os espaços e que a sua preocupação é sempre encantar os clientes. Nos espaços pequenos, um dos truques mais importantes para tornar o espaço maior é o uso de materiais transparentes ou refletores. Faça uso de estantes, mesas de apoio ou mesas de centro, por exemplo, em vidro ou espelho. Se optar pelas transparências vai permitir que a visibilidade atravesse a peça, não obstruindo assim o espaço. Já ao usar peças com espelho, vai permitir uma duplicação da imagem do espaço, o que naturalmente lhe dá uma ilusão de maior área.

Descrição de imagem: Hall de entrada com consola em vidro transparente e espelho para tornar o espaço maior.

 

5) A escolha do tecido

Em quase todas as divisões da casa existem peças em tecido e que são essenciais. Não só propõem mais conforto, como tornam o espaço mais acolhedor. Ainda assim, saber qual a textura e cor a escolher é essencial para conseguir tornar o espaço maior sem grande dificuldade. Se estivermos a falar duma sala de estar por exemplo, o formato do sofá é essencial, mas também o tecido que escolher para este. Opte por cores sólidas e fuja das mais garridas, de riscas e outros padrões. Se quer dar alguma animação à peça, opte antes por fazer um jogo de texturas.

Descrição da Imagem: Quarto com cama em tecido de cor sólida neutra, texturado, para tornar o espaço maior.

 

6) Qual o tipo de mobiliário pelo qual deve optar

Já mencionámos a possibilidade de usar mobiliário transparente ou de espelho, mas tal não é possível para tudo. Escolha peças elevadas, com pernas, em vez de assentes por todo no chão.

Se o desafio é um espaço pequeno, certamente a arrumação é um dos requisitos! Opte por peças multifuncionais que lhe permitem arrumação ao mesmo tempo que dão resposta à sua função primordial e tornam o espaço maior por ter necessidade de menos peças. Uma estante do teto ao chão, por exemplo, é excelente para criar arrumação e decoração sem sobrecarregar o ambiente.

Descrição da Imagem: Ambiente de sala de estar com peças de mobiliário elevadas, para tornar o espaço maior.

 

7) Seja criativo na iluminação

Se conseguir fazer uso da iluminação natural excelente! Se não, não há problema, tudo tem solução.

Se as janelas do espaço são generosas e permitem uma grande entrada de luz, faça uso destas. Coloque plantas e flores, naturais sempre que possível, junto às janelas e use cortinas de tecido leve e fino que deixem entrar o máximo de luz. Um espaço iluminado é um espaço alegre e maior!

Se por outro lado, tem alguma dificuldade em fazer uso da luz natural, aconselhamos a que use instalações de iluminação criativas. Um conjunto de diferentes candeeiros de teto, pequenos, por cima de uma mesa de jantar ou de uma ilha, fazem toda a diferença em tornar o espaço maior, experimente!

Descrição da Imagem: Sala de jantar pequena, junto a janelas com cortinas leves para tornar o espaço maior.

 

Um desafio é sempre interessante para quebrar a monotonia do trabalho. Não desista do seu projeto! Esperamos que com os nossos truques tenha a vida um pouco mais facilitada. Não deixe de visitar o nosso blog para ver que outros artigos o podem interessar.

Visite a nossa página de inspirações para estar sempre atento às últimas criações do design de interiores!